Tillandsia L. é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae. No Brasil existem cerca de 40 diferentes espécies de Tillandsia. A Tilandísia, também chamada de cravo-do-mato, é uma planta herbácea epífita de pequeno porte, nativa da América do Sul e Central. Costuma formar pequenas touceiras as quais raramente ultrapassam 10 centímetros de diâmetro. Popularmente, recebe o nome de cravo-do-mato.
A Tillandsia stricta usualmente apresenta folhas com aspecto ceroso, dispostas em rosetas grossas. Existe um grande número de variedades distintas desta espécie, algumas apresentando folhas macias ou mais rígidas e formatos e cores distintos, desde folhas verdes claras a folhas prateadas. Algumas variedades podem ter folhas bastante escuras, chegando próximo à tonalidades negras. As inflorescências se caracterizam por apresentarem hastes alongadas que partem do centro da roseta madura.[3] As flores podem ser ser azuis, roxas ou amarelas e duram apenas um dia, mas as brácteas também apresentam cores diversificadas, comumente em tonalidades avermelhadas, rosadas ou arroxeadas e perduram por até 10 semanas.
Final da primavera, início do verão.
As tillandsias se reproduzem - como outras bromélias - de duas maneiras: - Por polinização e produção de sementes. As tillandsias não se autofecundam, e o pólen deve ser captado de outra planta de mesma espécie. - Por brotação. A partir do talo da planta mãe nascem brotos que produzem novas plantas, geralmente após a floração. Estes podem ser destacados para crescerem isoladamente ou deixados junto a planta mãe para formarem uma colônia.
Beija-flores, periquitos e cambacicas.
É característica da Mata Atlântica.